Quem convive com crianças por perto entende que qualquer alimento que um adulto consome não passa despercebido pelos pequenos, e por isso os hábitos de pessoas mais velhas possuem tanta influência na maneira em como as crianças desenvolvem o paladar.

Assim como os adultos, as crianças também precisam de uma alimentação saudável e com variedades de alimentos, a qual devem aprender desde pequenas. Portanto as escolhas dos adultos são as principais referências para incentivar a alimentação equilibrada dos pequenos desde cedo. Seguem algumas dicas que possam auxiliar nisso:

  1. Ao realizar refeições, explicar a importância de cada alimento de uma forma interessante e legal para os pequenos.
  2. Convidar as crianças para participar do preparo de alimentos e criar novas receitas incluindo ingredientes que elas gostam.
  3. Montar os pratos e as lancheiras garantindo a combinação dos 3 macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Incluir também vegetais, frutas, carnes, ovos, grãos.
  4. Estimular o paladar com o sabor natural dos alimentos. Se for necessário adoçar, usar frutas secas ou mel desde que não tenham nenhum tipo de doença metabólica como diabetes ou obesidade.
  5. Determinar a distribuição correta das refeições ao longo do dia, equilibrando o apetite e evitando exageros.
  6. Ficar atento aos ingredientes dos alimentos embalados, boas opções de lanches são chips de vegetais e grãos assados, frutas desidratadas, frutas picadas, entre outros.